Casa de Teatro de POA promove curso de apreciação e audição musical com Roberto Gacitúa
16/09/2020 10:41 em Cultura

Filho do extraordinário pianista Óscar Gacitúa, o chileno Roberto Gacitúa, renomado músico e gestor na área cultural, ministra o curso Paixão pela Música, uma oportunidade singular de ter contato com a música clássica. As aulas serão ministradas através da plataforma digital da Casa de Teatro de Porto Alegre de 06 a 29 de outubro.

O curso tem como objetivo aproximar a música clássica do público em geral, de forma a que os participantes formem ou acrescentem em seu próprio repertório auditivo obras dos grandes compositores da história da música. Para isso, Roberto entrega ferramentas que desenvolvem habilidades auditivas que permitam o entendimento de como funciona a música, além de apresentar a forma como se desenvolveu a linguagem musical desde o século I até o século XX e os compositores mais importantes de cada época.

Além disso, serão estudados os elementos estruturais da música, os mecanismos que conseguem produzir a emoção na música e seu vínculo com a dramaturgia no teatro. Com uma linguagem lúdica e de fácil entendimento, o ministrante vai mostrando os conteúdos com exemplos tocados ao piano, arquivos de vídeo e de áudio.

Para fazer o curso não é necessário ter conhecimentos teóricos ou da história da música, somente ter a motivação de acessar as profundas emoções do maravilhoso mundo das grandes obras musicais da história.


Sobre Roberto Gacitúa

Músico, pintor e gestor cultural. Como compositor, compôs músicas para importantes companhias de teatro chilenas: Teatro Provisorio, Teatro-Circo Imaginario, Teatro La Parentela e Chileanbussiness, entre outras. Gestionou as apresentações de importantes artistas internacionais no Chile como Cesaria Evora, Emir Kusturica, Dianne Schuur, Yellowjackets, Caetano Veloso, Egberto Gismonti e Luis Alberto Spinetta. Conduziu projetos culturais como: La Guitarra el Alma de Chile, Tras las Huellas de Mangoré com Paquito D´Rivera, Chile e Brasil em 2 Violões, a Embaixada de Teatro Clown Chile no Brasil e a Antologia do pianista chileno Oscar Gacitúa, seu pai, um dos grandes músicos chilenos do século XX. Em 2020, completou 5 anos da criação do curso Pasión por la Música, que consiste em um projeto de formação de Auditores de Música Clássica.


Serviço
Curso de apreciação e audição musical: Paixão pela Música, com Roberto Gacitúa
De 06 a 29 de outubro, terças e quintas-feiras, das 19h às 21h
Através da plataforma digital da Casa de Teatro de porto Alegre

Público-alvo: a partir dos 15 anos
Para maiores informações e inscrições é só acessar este link.


Curtiu? Então larga mão de ser preguiçoso e compartilha com a galera!

Se achar melhor, volte para o início do site e se liga nas WP News.
Por Liane Strapazzon - Produção Cultural | Assessoria de Comunicação
Rayuela Produções Culturais

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!